Agit Informática - C++ Web Framework - CWF

C++ Web Framework - CWF

Não é de hoje que a Agit informática apoia e incentiva as inovações tecnológicas na área de programação, desde a criação da empresa investimos e apostamos fortemente na Linguagem C++. Isso ocorreu em 1992, época na qual pouco se conhecia e se utilizava o C++ no Brasil.

Com essa frequente busca por inovações apoiamos o projeto C++ Web Framework - CWF que surgiu através de ideias e testes de nosso Desenvolvedor e Instrutor do curso Linguagem C/C++, Herik Lima. Com a intenção de colaborar mais uma vez com o crescimento da Linguagem C++ no Brasil destacamos abaixo alguns itens interessantes sobre o CWF.

Mas afinal o que é o CWF?

O C++ Web Framework (CWF) é um web framework MVC, Open Source, sob licenciamento MIT, criado por Herik Lima e Marcelo Eler, usando C++ com Qt para ser utilizado no desenvolvimento de aplicações web. O CWF foi projetado para consumir poucos recursos computacionais, como memória e processamento, e ter um baixo tempo de resposta para as solicitações. Com a arquitetura MVC (Model-View-Controller), é possível criar classes para cuidar da camada de negócios (Model), usar CSTL (C++ Server Pages Standard Tag Library) dentro das páginas para cuidar da camada de apresentação (View) e utilizar controllers como um intermediário entre as duas camadas (Controller).

O CWF possui apenas um arquivo de configuração, chamado CPPWeb.ini e uma política de utilizar apenas C++ e Qt no desenvolvimento de seus componentes para evitar a instalação de inúmeras bibliotecas e possíveis conflitos, manter as características multiplataforma, facilitar a instalação e manter a curva de aprendizagem baixa, a fim de tornar o desenvolvimento web o mais simples possível, mesmo para iniciantes.

Quais as principais vantagens de utilizar o CWF?

O CWF passou por diversos testes reais, o primeiro teste foi avaliar o desempenho e consumo de recursos computacionais do CWF comparado ao Java 9 rodando no Tomcat. Foi constatado que o CWF possui um tempo de resposta até 3x superior ao Java ao mesmo tempo em que consume até 83x menos memória RAM e 2.5x menos processamento. No segundo teste abordamos 14 voluntários de diferentes formações técnicas para avaliar a curva de aprendizagem do CWF onde foram dadas 2 horas de aula e 2 horas para resolução de 4 exercícios utilizando o CWF. Entre os 14 participantes todos conseguiram resolver os 3 primeiros exercícios já no 4º e último apenas 1 voluntário não conseguiu solucionar o exercício no tempo determinado.

De todos os participantes cerca de 80% consideraram o CWF fácil ou muito fácil de se utilizar e apenas 20% considerou o nível de dificuldade mediano.

Existe algum custo?

Não, o CWF é um projeto completamente gratuito, open source, sob licenciamento MIT e hospedado no GitHub onde todos são bem vindos para contribuir com o seu desenvolvimento.

Como posso utilizar e conhecer mais?

Para saber mais informações acesse o site oficial do CWF: www.cppwebframework.com/

Rua Major Quedinho, 111 - 26º Andar - Cj. 2610 - Centro - São Paulo - SP